O QUE É PARKOUR ?

Correr, saltar e escalar na cidade não só é uma prova de força e resistência, mas que agora também é um esporte oficial.

Parkour - uma forma de acrobacia aérea urbana da França - é agora oficialmente reconhecida pelos conselhos esportivos de toda a Grã-Bretanha.

Na prática, isso significa que pode ser incluído em programas educacionais nacionais, solicitar financiamento de loteria e acesso a benefícios de outros grandes esportes.

Trata-Se de um grande passo para o desenvolvimento do parkour, que já conta com cerca de 35.000 profissionais -ou traças - só no Reino Unido.

Não há um traço típico; os participantes podem variar desde crianças muito pequenas, até aqueles com a doença de Parkinson, e há novas pessoas que começam constantemente.

Além de ter benefícios óbvios para a saúde física, o parkour continua mostrando sinais na busca de contribuir para a saúde mental positiva.

Muitas vezes, é praticada em grupos, que promovem os vínculos sociais entre as pessoas, alentando-se mutuamente a se comprometer de forma construtiva com a cidade e oferecendo uma alternativa interessante para atrair atividades em grupo hostigadoras e destrutivas.




É um jogo perigoso?

Algumas pessoas continuam considerando o esporte como um esporte perigoso, antissocial e, em alguns casos, até mesmo criminal. No entanto, a evidência sugere que estes medos podem estar fora de lugar.

Depois de tudo, todos os esportes apresentam riscos: em 2013,15 pessoas morreram enquanto caminhavam pela colina e em 2014,113 pessoas morreram enquanto pedalavam.

Cada morte é trágica, e deverão tomar todas as medidas possíveis para garantir que as atividades sejam seguras, mas não há nenhuma razão para pensar que o parkour é muito mais arriscado do que qualquer outro esporte.

No centro do parkour fica sua intensa, visceral e criativa conexão com o meio ambiente; a sensação de carne na cidade. Aqueles que praticam este esporte não fazem isso pelo desejo de cometer um crime, mas para escapar da rotina diária e experimentar a cidade de diferentes maneiras. Frente a um ambiente urbano que está sacrificando rapidamente o espaço público em favor do capital privado, é inevitável que alguns marcadores podem estar a afastar-se.

No entanto, isso não faz com que o parkour seja antissocial. Pelo contrário, na verdade: reafirma o vínculo que a gente pode ter com a cidade, que está se perdendo na concorrência competitiva da vida urbana contemporânea.

A prática do parkour continua relativamente livre de pressões da mercantilização e da concorrência.
Incentiva as pessoas a trabalhar juntos, aprender uns dos outros e reclamar a representar a cidade como um espaço cívico comum.

Acesso

O Parkour também é a base de uma crescente comunidade global online. Esta atividade é praticada principalmente por jovens especialistas em tecnologia, que exploram o poder das mídias sociais para melhorar suas habilidades, aprender novos movimentos e mostrar seus talentos ao resto do mundo.

A popularidade de Parkour tem muito que ver com a forma em que permite que as pessoas fundir os mundos online e off-line juntos.

A inovação e a criatividade são duas das principais fortalezas do Parkour como um esporte, e muitos vídeos online, filmes de Hollywood e jogos de computador incorporam a diversidade física do parkour em suas histórias e imagens.

Deste modo, o parkour está na vanguarda da atividade esportiva, misturando suas habilidades físicas, alfabetização digital e a criatividade visual.




Por todas estas razões, o reconhecimento de Parkour por parte dos conselhos esportivos britânicos é um momento importante e bem-vindo.

Ao inserir o parkour no Canon do esporte nacional, realiza obrigar os planejadores da cidade e os municípios para fazer face a algumas das ações tomadas contra o esporte: por exemplo, a câmara municipal de Horsham estão disposto a proibir o parkour do centro da cidade, enquanto que as £ o ales de "parkour" estão o chegando a ser cada vez mais difundido em todo o país.

O reconhecimento oficial envia um sinal de oposição a estas políticas regressivas.

Parkour melhora a saúde física e mental. Oferece aos cidadãos a oportunidade de resistir às crescentes privatizações que têm lugar em cidades de todo o mundo. Promove a criatividade, a conectividade e a atividade cívica enquanto mostra as coisas incríveis que o corpo humano é capaz de fazer.


Em muitos sentidos, o parkour nos oferece um olhar para o futuro do esporte, e parece brilhante.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SKATE OU SKATEBOARDING

Uma maneira segura de obter seus saltos de Bike.